No Cenáculo Indica (14) – Especial Flip 2018

blogging-business-coffee-34601

Após o especial preparado para a Copa do Mundo, No Cenáculo apresenta novas recomendações feitas sob medida: as indicações para a Flip 2018. Nesta semana, de 25 a 29 de julho, a cidade de Paraty receberá a 16ª edição do festival. Além de homenagear a escritora brasileira Hilda Hilst (1930-2004), o evento conta ainda com outros 33 escritores, inclusive com participações internacionais. Para acompanhar a programação e refletir sobre diversos aspectos da feira, apresentamos a seguir as nossas sugestões!

Beatriz Moura

FLIO FLUPA 7ª edição da Flip::Flup,  o encontro entre a Flip e a Festa Literária das Periferias, a Flup, contará com quatro painéis programados para o dia 30 de julho, a segunda-feira após o fim da feira de Paraty. A dica é perfeita para quem estará no Rio de Janeiro, já que os debates acontecerão na Biblioteca Parque do Estado, no Centro. A italiana Igiaba Scego, a alemã Nina Reusch e os brasileiros Djamila Ribeiro e Geovani Martins são alguns nomes que participarão de mesas envolvendo literatura, feminismo e racismo visando o tema dessa edição: a imaginação no poder. As inscrições são gratuitas e realizadas pelo site, de acordo com a lotação. A união é apresentada pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Lei de Incentivo à Cultura.

Daniel Augusto

flip_featured-620x435Frequentemente, a preparação da programação da Flip causa uma série de debates e de querelas sobre a inclusão ou a exclusão de autores. Montar o festival, de fato, não é uma tarefa simples, pois envolve, para além dos aspectos estritamente literários, uma série de outras considerações, como as relacionadas ao mercado editorial. Para entender como o festival foi pensado e refletir sobre algumas das polêmicas geradas em torno das edições da feira, recomendo a entrevista de Joselia Aguilar, jornalista e curadora do evento, para o Suplemento Pernambuco. Destaco, sobretudo, a primeira pergunta da matéria, em que se debatem as dificuldades de homenagear uma escritora cuja biografia costuma ser mais destacada que a sua própria obra. Além dessa indicação, gostaríamos também de recomendar a nossa crítica ao livro O sol na cabeça (2018), de Geovani Martins, que estará em uma das mesas da Flip. Para ler a análise e saber nossa avaliação, basta clicar aqui.

Guilherme Ribeiro

hilstHilda Hilst é uma das grandes autoras brasileiras do século XX e, por isso, é a homenageada da Flip em 2018. A revista Época, da última sexta-feira, dia 20/07, distribuída entre os assinantes do Jornal O Globo e do Valor Econômico, trouxe como reportagem de capa algumas curiosidades sobre a escritora, destacando o documentário a ser lançado durante o Festival, Hilda Hilst pede contato, de Gabriela Greeb, que explora o lado místico da autora. A matéria, produzida por Laila Mouallem, traz ainda lembranças sobre a lendária Casa do Sol, residência de Hilst por anos. No fim, o que sobressai é um belo convite ao universo literário brasileiro, bem representado pela homenageada da Flip esse ano.

Pâmela Albuquerque

Logo_Curta_Ficção_-_Versão_Final_Logo_Colorido_3000-538

Aproveitando o embalo da Flip, que tal refletir um pouco sobre as questões que circundam grandes eventos literários como esse? Sendo assim, a dica da semana vai para o segundo episódio do Pavio Curto, spin-off do Curta Ficção, podcast já indicado por aqui anteriormente e que discute sobre temas relacionados ao mercado editorial. Intitulado Pavio Curto #002 – O desafio dos eventos literários, trata-se de um interessante e descontraído debate a respeito das dificuldades de se produzir eventos sobre literatura no Brasil. O programa aborda também os diferentes tipos de eventos literários e suas respectivas finalidades.

Anúncios

Um comentário sobre “No Cenáculo Indica (14) – Especial Flip 2018

  1. Pingback: No Cenáculo indica (15) | No Cenáculo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s